Inscrições encerradas



R. São Francisco Xavier, 524 - Auditório 113 do Campus Maracanã / UERJ - Início às 9 hs

Encontro do Movimento Sanitário e Sociedade: O direito à Saúde e ao SUS sob ameaça? Impasses e perspectivas.

No fim da tarde de hoje (23/11/15), fomos notificados de que a REITORIA DA UERJ decidiu paralisar as atividades acadêmicas no Campus Maracanã, do dia 24 de NOVEMBRO de 2015 (data de nosso evento) até 01 de DEZEMBRO, conforme veiculação nos diferentes meios de comunicação.

A VPAAPS - FIOCRUZ - ABRASCO e CEBES, organizadoras do Encontro do Movimento Sanitário e Sociedade: "O Direito à Saúde e ao SUS sob ameaça? Impasses e Perspectivas", comunica a SUSPENSÃO DE NOSSO ENCONTRO, através desta NOTA OFICIAL, por motivos alheios à nossa vontade. 

Nos manifestaremos proximamente através do site do evento !

Aos palestrantes do Movimento Sanitário e aos representantes da Sociedade, e aos inscritos nossas mais sinceras desculpas.

Manifestamos todo apoio aos companheiros e companheiras da UERJ para que possam enfrentar esta situação e retornar as atividades acadêmicas que enriquecem nosso estado.

Link do comunicado emitido pela REITORIA da UERJ: http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=906

Atenciosamente,
COMISSÃO ORGANIZADORA VPAAPS - FIOCRUZ - ABRASCO - CEBES / RJ, 23/14/15


Em um contexto de crise política, econômica e social que o país atravessa, torna-se essencial construir diálogos que apontem os possíveis impasses e as perspectivas que se avizinham, mais particularmente no campo da Saúde.

“A Saúde sob ameaça? Impasses e Perspectivas”, encontro organizado pela parceria VPAAPS – FIOCRUZ, ABRASCO e CEBES, a realizar-se em 24 de novembro de 2015, têm como foco principal a necessidade de ser produzida uma avaliação crítica sistematizada dos possíveis efeitos e os impactos da crise na área da saúde.

Reunidos sob a liderança da FIOCRUZ, da ABRASCO e do CEBES, busca-se engajar os diversos setores da academia, movimentos sociais, estudantes, profissionais de saúde e formadores de opinião em geral, neste processo de análise, antecedendo a realização da XV Conferência Nacional de Saúde de 1 a 4 de dezembro de 2015.

Considerando a importância da Saúde como política social e o risco de retrocessos, julgamos que o referido evento materializará campo de possibilidades na identificação 
de caminhos e perspectivas de superação da crise.

Observação: Não há necessidade de inscrição para os participantes que irão assistir via Webconferência.

Comissão Organizadora: FIOCRUZ & ABRASCO & CEBES / Outubro de 2015

highlighted:
afterContent:
Widget: 48:

Transmissão AO VIVO

Atualizado em


Acompanhe a transmissão pelo link: http://webconf.telessaude.uerj.br/auditorio

Widget: Programação 46:

Programação

Programação

24 a

MESA I – ANÁLISE DA CONJUNTURA DA SAÚDE COM ENFOQUE NOS PROBLEMAS HISTÓRICOS QUE AINDA NÃO FORAM SUPERADOS

Coordenadora: Nísia Trindade Lima, Vice-Presidente da VPEIC
Ana Maria Costa – Professora da ESCS-DF
Nívia Silva – Movimento dos Sem Terra (MST)
Hildete Pereira - Economista (UFF)
Exposição de cada palestrante 30 minutos, seguido de debate com o público

MESA II – ANÁLISE DA CONJUNTURA DA SAÚDE COM ENFOQUE NAS AMEAÇAS CONTEMPORÂNEAS

Coordenador: Valcler Rangel Fernandes, Vice-Presidente da VPAAPS
Cornelis Johannes Van Stralen – Presidente do Cebes 
Roberto Dutra Torres Junior – Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da
Democracia (Ipea)
Luiz Bassegio (Coordenador Continental do Grito dos Excluídos e do projeto Direitos Sociais e Saúde)
Exposição de 30 minutos cada seguido de debate com o público presente.

Encontro Movimento Sanitário e Sociedade: "O direito à Saúde e ao SUS sob ameaça? Impasses e perspectivas."

Encontro Movimento Sanitário e Sociedade:
"O direito à Saúde e ao SUS sob ameaça? Impasses e perspectivas."


Organização:
Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/VPAAPS – FIOCRUZ,Associação Brasileira de Saúde Coletiva /ABRASCO e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde / CEBES

Dia 24 de Novembro de 2015 / 9:00 às 17 horas
Local: Auditório 113 da UERJ – 11º andar (Campus Maracanã)

 

  • ABERTURA: Dr. Paulo E. Gadelha / Presidente da FIOCRUZ (9:00hs)

CONVIDADOS

Parte da Manhã: Mesa I – Análise da conjuntura da Saúde com enfoque nos problemas históricos que ainda não foram superados (9:30 hs)

  • Coordenadora: Dra. Nísia Trindade Lima, Vice-Presidente da VPEIC
  • Prof. Gastão Wagner de Souza Campos – Presidente da Abrasco e Professor da UNICAMP
  • Nívia Silva – MST
  • Exposição de cada palestrante 30 minutos, seguido de debate com o público


Parte da Tarde: Mesa II – Análise da conjuntura da Saúde com enfoque nas ameaças contemporâneas (14:00 hs.)

CONVIDADOS

  • Coordenador: Dr. Valcler Rangel Fernandes, Vice-Presidente da VPAAPS
  • Prof. Cornelis Johanes Van Stralen – (Prof. da UFMG)
  • Dr. Roberto Dutra Torres Junior – Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (IPEA)
  • Luiz Bassegio (Coordenador Continental do Grito dos Excluídos e do projeto Direitos Sociais e Saúde)

 

Exposição de 30 minutos cada seguido de debate com o público presente.


 Encerramento (17:00 hs): Dr. Valcler Rangel Fernandes, Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde VPAAPS - FIOCRUZ - Gastão Wagner Souza Campos (Presidente da Abrasco) e Cornelis Johanes Van Stralen (Presidente do Cebes)

Widget: Palestrantes 47:

Palestrantes

Palestrantes

null

Valcler Rangel Fernandes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense; Residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz e Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelo Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - CESTEH - Fiocruz. Atua na área de gestão e planejamento em saúde, tendo ocupado os cargos de Secretário Municipal de Saúde de Angra dos Reis - RJ, Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde e Secretário Municipal de Saúde de Nova Iguaçu - RJ. Durante este período, coordenou atividades de planejamento e gestão com destaque para a elaboração do 1º Plano Estadual de Saúde do RJ, 2001 - 2004 e do 1º Plano Nacional de Saúde, 2004- 2007. Na Agência Nacional de Saúde Suplementar do MS, ocupou a Gerência de Planejamento do Órgão. Foi Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro, coordenando seis unidades hospitalares do Ministério da Saúde e dirigiu o Hospital Geral de Bonsucesso. Servidor da Fiocruz da Área de Gestão e Planejamento, atualmente é Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, desde março de 2009. (Texto informado pelo autor)
null

Ana Maria Costa

Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília onde também concluiu o Doutorado em Ciências da Saúde em 2004. Docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF. Já ocupou diversos cargos na gestão federal do Sistema Único de Saúde. Exerce docência e pesquisa em Saúde Coletiva, com ênfase aos estudos em Avaliação de Políticas , Gênero e Saúde, Saúde da Mulher e em Gestão Participativa. Integra Grupo de Pesquisa Analises de Políticas de Saúde no Brasil.2013-2017. A produção científica está direcionada aos temas: Políticas e Gestão de Saúde, Gestão Participativa, Gênero e Saúde, Avaliação de Políticas, Saúde da Mulher. Compõe o Grupo Temático Gênero e Saúde da ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). Atual presidente do CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) e Coordenadora Geral da Asociación Latino Americana de Medicina Social y Salud Colectiva (ALAMES).
null

Cornelis Johannes Van Stralen

Presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde- Cebes, doutor em Ciências Sociais pela Utrecht University (Holanda), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se graduou em Psicologia. Professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, onde permanece como docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e onde tem colaborado com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Pesquisador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva - NESCON da Faculdade de Medicina e do Núcleo de Psicologia Política - NPP da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas . Tem experiência na área de Saúde Coletiva e da Psicologia Social e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma de sistemas de saúde, avaliação de políticas e programas de saúde, planejamento em saúde, participação política, educação para saúde, saúde mental e determinantes dos processos de saúde e doença.
null

Roberto Dutra Torres Junior

Doutor em Sociologia pela Humboldt Universität zu Berlin, mestre em Políticas Sociais pela UENF. Atualmente é Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia no IPEA e Professor Associado do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
null

Luiz Bassegio

Formado em Teologia, filosofia e sociologia, é da coordenação continental do Grito dos Excluídos/as, Presidente do CDHIC – Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante e Coordenador Político do Projeto Direitos Sociais e Saúde.
null

Hildete Pereira de Melo Hermes de Araujo

Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense Doutora em Economia Coordenadora do Núcleo de Estudos Transdisciplinar de Gênero (NUTEG) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense Editora da Revista Gênero - NUTEG - UFF Coordenadora dos Programas de Educação e Cultura da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República - gestões Nilcéa Freire e Eleonora Meniccuci (2009-2010) e (2012-2014) respectivamente. Diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (2004-2007). Consultora da ONU Mulheres, OIT, CEPAL. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), gestão 2015-2017). Pesquisa nas áreas de economia do desenvolvimento, regional, nas relações de gênero,mercado de trabalho, história das mulheres e desigualdades. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais.